Abertura do 63º CBQ destaca união e desafios da Química no Brasil

Na terça-feira (5), teve início o 63º Congresso Brasileiro de Química, em Salvador (BA), com o tema “Química: o farol na descoberta de novos horizontes”. O evento, que se estenderá por quatro dias, reúne pesquisadores, estudantes e Profissionais da Química para debates, palestras e experiências que buscam fortalecer e expandir a área no Brasil.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ) e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Jean Carlos Antunes Catapreta, enfatizou a importância histórica da ABQ, a mais antiga associação científica do Brasil, com 102 anos de atividade ininterrupta. “Esse é um feito impressionante, especialmente considerando as dificuldades de se fazer Ciência no Brasil, um país tão diverso e cheio de desafios. Atualmente, estamos enfrentando questões econômicas e ameaças ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o que dificulta ainda mais o financiamento de pesquisas científicas”, declarou.

O presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, também esteve presente na mesa de abertura e destacou a importância do apoio dos 21 Conselhos Regionais de Química no país, responsáveis pela fiscalização e regulamentação da profissão em todo o território nacional. Ele reforçou seu compromisso de estreitar o diálogo com entidades como a ABQ e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), criando uma rede de apoio que já apresenta resultados concretos, como a participação no Instituto de Desenvolvimento da Química (IdQ), que integra a Frente Parlamentar em Defesa da Química no Congresso Nacional.

“Ao assumir essa entidade, busquei abrir um canal de comunicação e unidade entre todos. Temos diversas frentes em defesa da Química no Congresso Nacional, destacando a importância do crescimento e da união da nossa área”, afirmou o presidente do CFQ.

Já a presidente da SBQ, Rossimiriam de Freitas, também marcou presença e lembrou a importância histórica daquele momento. “É a primeira vez em décadas que os presidentes do CFQ, da ABQ e da SBQ se reúnem na mesa de abertura de um evento tão importante no país. Nossas instituições, embora com especificidades, são as mais fortes do país na área de Química, todas empenhadas em lutar pelo futuro e pelo fortalecimento dessa Ciência no Brasil”, afirmou.

Importância da Ciência
O presidente do 63º CBQ, Martins Dias de Cerqueira, fez uma analogia histórica sobre a busca pelo conhecimento, mencionando a descoberta da tumba do faraó Tutancâmon após seis anos de escavações. “Essa tumba foi importante não apenas pelos itens encontrados, mas porque reacendeu o interesse da humanidade pela ciência. A máscara mortuária de Tutancâmon, que pesa cerca de 10 kg, com 8 kg de ouro puro, é uma obra de arte e Ciência que nos inspira até hoje”, ressaltou.

Homenagem
Ao final da cerimônia, o conselheiro federal do CFQ, Djalma Jorge de Santana Nunes, foi homenageado pelo seu comprometimento e contribuição à Química, especialmente no estado da Bahia. “Fortalecendo nossa comunidade Química, você promoveu a valorização da profissão, disseminou conhecimento e demonstrou dedicação incansável à Ciência, à educação e ao desenvolvimento profissional”, destacou Martins, presidente do congresso.

Emocionado, Nunes agradeceu a homenagem, lembrando sua trajetória na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e sua amizade com a professora Adelaide Viveiros, com quem fez sua pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP). “Eu só tenho a agradecer pelo caminho percorrido até hoje. Além da emoção de estar aqui sendo homenageado, tenho a segunda emoção de estar ao lado da minha querida colega e grande amiga Adelaide, devo muito a ela. Nós percorremos o mesmo caminho. Também agradeço especialmente ao presidente do CBQ, Martins Dias de Cerqueira, pela homenagem”, agradeceu.

A mesa de honra do evento também contou com a presença do diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, Anderson Leite, e do vice-reitor da UFBA, Penildon Silva Filho.

CBQ
O Congresso Brasileiro de Química é um evento anual que tem como objetivo promover o estudo, a disseminação e o avanço do conhecimento na área, reunindo a comunidade química de diferentes estados do Brasil. Durante este 63º encontro, são realizados cursos, palestras, mesas redondas e a apresentação de trabalhos de pesquisa. Esta edição ocorre no período de 5 a 8 de novembro, em Salvador (BA).

Fonte: CFQhttps://cfq.org.br/noticia/abertura-do-63o-cbq-destaca-uniao-e-desafios-da-quimica-no-brasil/