O Conselho Regional de Química da 8ª Região (CRQ VIII – Sergipe) tem um novo presidente eleito para o triênio 2024-2027: Rildo Laytynher, que já ocupou o cargo por ter sido eleito na condição de vice-presidente, assume, de fato, o CRQ sergipano. O novo presidente foi escolhido de forma unânime.
Laytynher conta que, para prosseguir o trabalho e garantir um novo mandato, conta com o apoio do Conselho Federal de Química (CFQ) para reestabilizar o conselho, que atualmente passa por renovação e qualificação profissional. A meta é ousada: fazer do CRQ VIII uma case de sucesso no aspecto de recuperação relacionada a órgãos públicos em transição.
“Com o apoio do federal, junto com a gestão, nós iremos fazer um bom trabalho, e eu acredito e pretendo que a gente possa se tornar um estudo de caso nacional, de um conselho que estava com dificuldades administrativas, se levantar e se reerguer. Então, para mim, é uma meta ser exemplo para todo o Brasil de como superar as dificuldades e gerir um negócio público”, afirma Laytynher.
O novo presidente afirma que o atual momento é de aprendizado individual para ele – e que as inúmeras oportunidades de qualificação oferecidas pelo CFQ não serão desperdiçadas.
“Eu estou em fase de aprendizado constante, mas creio que daqui até lá eu vou estar mais forte, aprendendo com o Conselho Federal, com toda essa parte administrativa, me dando esse apoio. Então ainda vamos ser um exemplo”, acrescenta.
Laytynher é pós-graduado em Engenharia de Produção e Gestão Estratégica Empresarial, além de consultor técnico nas áreas de alimentos, bebidas, perfumes, aromas e produtos de higiene e limpeza. De sua experiência profissional, promete empenho para ir em busca das melhorias de que o CRQ VIII necessita, descritas por ele como as seguintes: melhoria da gestão em todos os setores, aquisição de nova sede e de infraestrutura para a fiscalização, além da abertura de concurso para contratação de mais um agente fiscal e outras áreas consideradas necessárias.
Às empresas e profissionais da Química de Sergipe, o novo presidente faz um pedido por confiança e deixa uma mensagem de otimismo.
“Para os profissionais da Química e as empresas de Química do Estado de Sergipe eu quero dizer que, com essa nova gestão, com esse novo andamento que quero dar ao conselho, nós poderemos proporcionar cursos, treinamentos, workshops e tudo que eles precisam para o crescimento profissional. Entendemos que o registrado avalia ter muito pouco retorno para o seu lado profissional. ‘Eu estou pagando todo ano, o que é que o conselho me oferece?’ Ele vai oferecer, entre outras coisas, oportunidades de crescimento profissional”, conclui o novo presidente.
Fonte: CFQ