Sistema CFQ/CRQs reforça o papel da Química na COP 29 em Baku

O Sistema CFQ/CRQs marcou presença na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 29), realizada de 11 a 22 de novembro, em Baku, no Azerbaijão. Esta foi a segunda vez que o Conselho Federal de Química (CFQ) participou do evento, consolidando a importância da Química no enfrentamento das mudanças climáticas e na construção de um futuro sustentável.

A delegação do CFQ contou com as conselheiras federais Andréa Delgado Piluski e Renata Lilian Ribeiro Portugal Fagury; a chefe de Comunicação do CFQ, Jordana Saldanha; o chefe de Relações Institucionais e Governamentais do CFQ, Antonio Lannes; os presidentes dos Conselhos Regionais de Química (CRQs) da 14ª Região, Gilson Mascarenhas; da 12ª Região, Luciano Figueiredo de Souza; e da 21ª Região, Alexandre Vaz Castro, e o secretário executivo do Consórcio Brasil Verde, Fabrício Machado.

Para Fabrício Machado, secretário executivo do Consórcio Brasil Verde, a Química desempenha um papel essencial na agenda climática global. “Foi gratificante poder compartilhar minha experiência na quarta COP seguida. A Química pode ajudar na transição energética com o hidrogênio sustentável e na bioeconomia, sendo fundamental para o desenvolvimento industrial da economia verde. Representar e assessorar o CFQ foi uma oportunidade de divulgar a importância do Conselho nesse debate, tanto no Brasil quanto no mundo”, destacou.

A conselheira federal Andréa Delgado Piluski ressaltou a importância de esclarecer o papel dos Químicos nas questões ambientais. “Nem sempre se entende que a área ambiental também faz parte da Química. Esclarecer isso e mostrar como os Profissionais da Química podem colaborar na redução das emissões de carbono foi muito relevante. Participar das agendas climáticas nos permitiu focar em temas importantes, como o cumprimento das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e o financiamento de projetos pelos países ricos para mitigar os impactos globais das mudanças climáticas”, afirmou.

Visão do Sistema
Renata Lilian Ribeiro Portugal Fagury, também conselheira federal e diretora, destacou a visão estratégica do CFQ ao investir na participação em eventos como a COP. “Este é o segundo ano do CFQ na conferência, graças à visão de futuro do presidente José de Ribamar. A Química é essencial no desenvolvimento de processos mais limpos, no monitoramento de poluentes e na recuperação de áreas contaminadas. Precisamos também conscientizar a sociedade e a categoria sobre nossa contribuição para a sustentabilidade”, ressaltou.

Representando os CRQs, Gilson Mascarenhas, presidente do CRQ XIV e coordenador do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais do CFQ, destacou o protagonismo da Química em novas tecnologias. “Não há produção de hidrogênio ou avanços em descarbonização sem Profissionais da Química. Nosso papel é fundamental para o desenvolvimento de soluções sustentáveis”, afirmou.

Além disso, Luciano Figueiredo de Souza, presidente do CRQ XII, enfatizou o papel do Brasil e da Química no cenário global. “A Química é protagonista no cumprimento das metas de NDC, limitando o aumento da temperatura global. Participar da COP foi uma experiência enriquecedora, que nos permitiu reforçar o protagonismo brasileiro e a relevância dos Profissionais da Química para a sustentabilidade”, disse.

Por fim, Alexandre Vaz Castro, presidente do CRQ XXI, destacou a importância de levar o Sistema CFQ/CRQs a fóruns globais. “Foi um enorme prazer e uma grande responsabilidade representar os Profissionais da Química. A Química Verde e a sustentabilidade são fundamentais para combater as mudanças climáticas, e estamos prontos para contribuir com soluções inovadoras que beneficiem o planeta e a humanidade”, concluiu.

CFQ no COP 30
Com a COP 30 marcada para ocorrer no Brasil, em Belém, em 2025, o Sistema CFQ/CRQs se prepara para continuar contribuindo ativamente para as discussões climáticas globais, reafirmando a importância da Química na construção de um futuro mais sustentável.

Fonte: CFQ