O Conselho Federal de Química (CFQ) consagrou-se, na noite de terça-feira (6/8), como o maior vencedor do ano no Prêmio “Melhores Práticas Aplicáveis aos Conselhos Profissionais”, premiado em quatro das 10 categorias direcionadas aos Conselhos Federais. As honrarias foram entregues em solenidade realizada durante a 8ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, em Brasília. O prêmio, segundo a organização, tem por objetivo oferecer “reconhecimento público de boas práticas de gestão e de geração de resultados, dotadas de relevância social, servindo como referências aos Conselhos Profissionais participantes”.
Nesta edição, a comitiva do CFQ subiu ao palco para receber os troféus nas categorias “Ações de Impacto Regulatório na Profissão”, “Cooperação técnica e parceria institucional”, “Campanha institucional com foco no Cidadão-Usuário do Serviço” e “Aderência à Nova Lei de Licitações”. Entre as 10 categorias do prêmio voltadas aos Conselhos Regionais, a de “Relatório de Gestão”, que apresenta de forma integrada os resultados alcançados no exercício de 2023, foi vencida pelo Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV – São Paulo).
Prêmios consolidam qualidade do trabalho desenvolvido
O Sistema CFQ/CRQs tem figurado com frequência entre os destaques do Prêmio, nos últimos três anos. Na 7ª edição da Conferência, por exemplo, foram duas categorias vencidas: “Campanha institucional” e “Aderência à nova lei de licitações”. A edição de 2024, porém, pode ser apontada como a consolidação do CFQ como órgão de vanguarda no âmbito dos Conselhos Profissionais. O presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, se disse muito satisfeito com a evolução obtida ao longo de sua gestão, o que o motiva cada vez mais a incentivar todos os quadros do Sistema CFQ/CRQs a buscarem a excelência.
“Para nós, é uma honra muito grande. É um indicativo de que estamos fazendo tudo de maneira muito positiva. Acho importante que o conjunto do Sistema CFQ/CRQs tenha essa visão, de que o trabalho que realizamos aqui está sendo reconhecido de fora pra dentro e que ele precisa ser fortalecido também internamente. Estamos no rumo certo”, afirma Oliveira Filho.
O gerente-executivo do CFQ, Renato Melo, avalia que as melhorias ocorridas na gestão do conselho nos últimos anos ficam evidentes em momentos como esse, de premiação entre os conselhos.
“Esta conquista reflete nosso compromisso contínuo com a excelência e a inovação na gestão pública e na promoção da Química como vetor de desenvolvimento sustentável para o Brasil”, afirma.
O chefe de gabinete do CFQ, Weverton Borges, destaca o índice de sucesso do CFQ ao inscrever seus projetos: dos seis cases encaminhados para a comissão julgadora, quatro foram reconhecidos como de excelência.
“É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo executado já há algum tempo. Há temas importantes nos quais o CFQ vem recorrentemente sendo reconhecido. Fomos contemplados no segundo ano consecutivo com o prêmio relacionado à aderência à nova Lei de Licitações. Então, o que era um vilão para as outras instituições e outros conselhos profissionais, para nós não é. Trata-se do reconhecimento do trabalho de uma gestão, constituída por várias pessoas, focada no Sistema como um todo e no papel dos conselhos, que é propiciar serviços de qualidade à sociedade e melhor atender esse cliente que é o cidadão, como também os profissionais e empresas do segmento”, concluiu.
A Chefe da Assessoria de Comunicação do CFQ, Jordana Saldanha, participou da cerimônia e vibrou com o terceiro prêmio seguido que os projetos de comunicação recebem nas últimas três edições da Conferência dos Conselhos.
“O case vencedor do Prêmio de Comunicação Institucional é um reflexo do cumprimento do compromisso do CFQ de proteger a sociedade por meio da Química. As Cartilhas que tratam do papel do profissional da Química e de como a Química pode auxiliar a sociedade no combate a pragas e vetores no pós-enchente, são um instrumento valioso para o Brasil, uma vez que enchentes são movimentos constantes no país”, afirmou Jordana.
Prêmio do CRQ de São Paulo simboliza integração do Sistema
No CRQ IV, de São Paulo, a vitória na categoria “Relatório de Gestão” é vista como prêmio para o trabalho do Sistema CFQ/CRQs como um todo, a partir da disposição em evoluir e compartilhar conhecimentos nos encontros periódicos e ações de qualificação. De acordo com o conselheiro federal de Química e superintendente do CRQ IV, Wagner Contrera Lopes, o conselho regional de São Paulo tem feito um trabalho de aprimoramento constante e que agora repercute nas premiações.
“Esse prêmio é o resultado da persistência, da perseverança, porque nós temos participado já há alguns anos das conferências envolvendo os conselhos e temos sempre apresentado nossos trabalhos. Naturalmente, a gente acaba aprendendo com os outros e nos aprimorando. Não vou dizer que foi uma surpresa, porque a gente já vinha batalhando para isso. Mas, de certa forma, foi uma honra porque a gente conseguiu ter nosso relatório premiado concorrendo com o Conselho de Contabilidade e Conselho de Administração, que são os expertos no assunto. Esse prêmio coroa o trabalho não só da equipe do CRQ IV, mas do próprio CFQ, porque muito do que a gente colocou em prática está relacionado aquilo que a gente trocou de experiência aí com nas Semanas do Aprendizado”, conclui Contrera Lopes.
Os prêmios recebidos pelo CFQ
Ações de Impacto Regulatório na Profissão – O case apresentado diz respeito à resolução conjunta editada entre o CFQ e o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), dirimindo áreas de sombreamento que existiam entre os profissionais do setor de petróleo e gás.
Cooperação técnica e parceria institucional – A atuação de destaque do CFQ na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), realizada em Dubai, Emirados Árabes Unidos, em dezembro de 2023, foi destacada. O CFQ foi o único conselho profissional presente à COP 28.
Campanha institucional com foco no Cidadão-Usuário do Serviço – O case diz respeito a uma série de parcerias e convênios estabelecidos entre o CFQ e diversos órgãos, com destaque para as cartilhas que abordam o papel do profissional da Química no combate a pragas e vetores no pós-enchente.
Aderência à Nova Lei de Licitações – O trabalho de destaque premiado diz respeito ao processo licitatório para a contração do novo portal do CFQ, um processo que está em curso e que indica incremento de qualidade e redução de custos, em favor da autarquia.
Fonte: CFQ