Conselheiro federal discute papel do setor químico para avanço do conhecimento técnico e científico sobre cannabis no WNTC

No dia 25 de junho, o conselheiro federal e coordenador do Grupo de Trabalho de Cannabis do Conselho Federal de Química (CFQ), Ubiracir Lima, participou da quarta edição do We Need To Talk About Cannabis (WNTC) em São Paulo (SP), evento tradicional que aborda o tema da cannabis. O encontro, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), foi conduzido pelo presidente Norberto Prestes e pela strategic sffairs do grupo de trabalho e insumos da cannabis, Carolina Selani.

A edição deste ano reuniu palestrantes que atuam em diferentes pontos da cadeia produtiva e econômica de produtos derivados da cannabis, com foco em produtos terapêuticos.

Em sua apresentação, Lima ressaltou a necessidade de expandir o conhecimento técnico e científico, juntamente com o setor farmacêutico, para além do uso terapêutico, abrangendo também o uso industrial da cannabis, como suplementos alimentares, construção civil, têxtil e papel celulose. “Precisamos criar essa massa crítica, ou seja, profissionais tanto da área química quanto da farmacêutica, fundamentados nessas ciências e colocando-as numa sequência lógica para que esse crescimento seja, inclusive, sustentável”, afirmou.

Reconhecimento
O conselheiro enfatizou que a Química está sendo reconhecida e convocada a contribuir em todas as áreas, desde a descoberta de novos metabólitos e substâncias derivadas da planta até o desenvolvimento de novas formulações. “Esse conhecimento fornece suporte também para as decisões dos responsáveis pelas políticas públicas, garantindo qualidade, segurança e eficácia nos produtos derivados da cannabis, especialmente os de uso terapêutico”, destacou.

Ubiracir ainda lembrou da importância de gerar insumos e produtos com as características necessárias para serem utilizados como medicamentos, reafirmando o compromisso com a ciência e a inovação no setor da cannabis.

Colaboração
Lima foi convidado, juntamente com a coordenadora do Grupo de Trabalho de Cannabis do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), Dra. Margarete Kishi, para falar sobre o papel dos conselhos no avanço do conhecimento técnico e científico sobre a produção e fabricação de derivados de cannabis.

Na oportunidade, o conselheiro destacou a colaboração com a Dra. Margarete Kishi, que já participou como instrutora em cursos de Química da Cannabis promovidos pelo Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ-IV) em São Paulo (SP). “Pretendemos inclusive ampliar esse curso, que hoje é um curso de extensão, no CRQ-IV, para criar um curso de pós-graduação. Vamos alterar o título para ser um curso de pós-graduação em Química Farmacêutica da Cannabis, com a coordenação acadêmica compartilhada com a Dra. Margarete”, informou.

Fonte: CFQ