Em um importante passo para a consolidação da gestão eficiente e transparente do Conselho Regional de Química da 8ª Região, o Plenário da autarquia aprovou, por unanimidade, o Modelo de Governança do CRQ-VIII. A iniciativa, que se alinha às melhores práticas de governança pública, visa fortalecer a gestão da autarquia, aprimorando a capacidade de planejamento, execução, controle e ação corretiva, buscando a geração de resultados tangíveis para a sociedade.
A instituição do Modelo de Governança representa um marco para o CRQ-VIII, demonstrando o compromisso da autarquia com o plano de reestruturação e a modernização da gestão. A iniciativa se estrutura em princípios como transparência, integridade, prestação de contas, responsabilidade, legitimidade, capacidade de resposta e confiabilidade, buscando garantir a eficácia dos processos, a gestão de riscos, a conformidade com as normas e a legislação que norteiam a atuação do Conselho.
O modelo prevê a criação da Comissão de Governança que terá um papel crucial na análise da efetividade dos mecanismos de governança, na identificação de pontos fortes e fracos, na proposição de medidas para aprimorar o modelo, na avaliação de riscos e oportunidades, e na prestação de contas à sociedade.
A implementação do Modelo de Governança representa um avanço significativo para o CRQ-VIII, fortalecendo a sua atuação como órgão público transparente, responsável e eficiente, em constante diálogo com a sociedade e com o setor químico.
Acesse o Portal da Transparência e confira a íntegra da Portaria que Institui o Modelo de Governança do CRQ-VIII.